sábado, 20 de março de 2010

Minhocasa, utilidade a caminho da sustentabilidade.


Prático, útil, compacto, bonito e SUSTENTÁVEL uhuuu todas essas características juntas reforçam o interesse em adquirir essa maravilha que é a minhocasa.


Ótimo para quem tem canteiros ou até mesmo alguns vasos e jardineiras em casa.
Objetivo: Reduzir volume de lixo doméstico produzido, tendo como consequência a produção de húmus através da alimentação de minhocas por esse material orgânico que é dispensado para a lata de lixo.

A proporção de volume de material orgânico seco (serragem, jornal picado, folhas de plantas seca...) tem que ser o mesmo para o úmido (casca de batata, berinjela,  pó de café... ). Esses materiais são colocados no segundo compartimento junto com as minhocas. Depois de um tempo, você notará a presença de um líquido no ultimo compartimento, onde se localiza a torneirinha, esse líquido é o chorume que você pode por em um borrifador e fertilizar suas plantinhas. Quando os materiais presentes no segundo compartimento acabar as minhocas migrarão para o primeiro compartimento, agora é a hora de colocar materiais nesse compartimento e passa-lo para a segunda posição. Importante: Não use material de origem animal e nem restos de frutas muito ácidas.
O Ecoprático tem um vídeo explicativo bem legal.



Veja também: Guia de ervas, Técnicas para plantar ervas, Bonsai

Nenhum comentário:

Postar um comentário