sábado, 20 de março de 2010

Minhocasa, utilidade a caminho da sustentabilidade.


Prático, útil, compacto, bonito e SUSTENTÁVEL uhuuu todas essas características juntas reforçam o interesse em adquirir essa maravilha que é a minhocasa.


Ótimo para quem tem canteiros ou até mesmo alguns vasos e jardineiras em casa.
Objetivo: Reduzir volume de lixo doméstico produzido, tendo como consequência a produção de húmus através da alimentação de minhocas por esse material orgânico que é dispensado para a lata de lixo.

A proporção de volume de material orgânico seco (serragem, jornal picado, folhas de plantas seca...) tem que ser o mesmo para o úmido (casca de batata, berinjela,  pó de café... ). Esses materiais são colocados no segundo compartimento junto com as minhocas. Depois de um tempo, você notará a presença de um líquido no ultimo compartimento, onde se localiza a torneirinha, esse líquido é o chorume que você pode por em um borrifador e fertilizar suas plantinhas. Quando os materiais presentes no segundo compartimento acabar as minhocas migrarão para o primeiro compartimento, agora é a hora de colocar materiais nesse compartimento e passa-lo para a segunda posição. Importante: Não use material de origem animal e nem restos de frutas muito ácidas.
O Ecoprático tem um vídeo explicativo bem legal.



Veja também: Guia de ervas, Técnicas para plantar ervas, Bonsai

sábado, 13 de março de 2010

ANVISA regulamenta produtos fitoterápicos

Nesta quarta-feira (10/03/10),  a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou os produtos fitoterápicos.

Regulamentou a produção, a comercialização, estabeleceu o modo de usar de cada fitoterápico, para o que serve e possíveis efeitos colaterais.

A ANVISA disponibilizou uma tabela com mais de 60 drogas vegetais, com nomes científico e popular de cada planta, indicações, contraindicações, e o seu preparo correto, já que a ação terapêutica desses fitoterápicos é imparcialmente influenciada pelo modo de preparo.

Confira a tabela ou acesse o site do Jornal Nacional.


----------------------------------------------------------------------------------------------
Você sabia?

Você sabia que o que você comumente chama de chá não é chá?
Aquele Chá de Camomila, Chá de maçã, Chá de Erva Doce, Chá Mate, não são Chás. O chá só pode ser chamado de chá se for chá verde, preto e oolongs, todas folhas obtidas da Camellia sinensis, o restante é tudo infusão.



Veja também: Guia de ervas

sexta-feira, 5 de março de 2010

POSTCARDEN- Incentivo ao verde.




Cartão postal que se transforma em mini jardins.


O cartão é feito de papel e já vem com sementes apropriadas, de desenvolvimento rápido. Semente: Agrião.



Monta-se o cartão, joga-se as sementes, um pouco de água e tcharan!!!.... em poucos dias (dois ou três dias) inicia-se o processo de crescimento das plantinhas. As plantas tem durabilidade por até um mês.

 Três Design diferentes de cartão .

-Botanical, jardim botânico Victoriano (Imagem Acima). Ilustração: Krista Nyberg.

-City, uma cidade repleta de verde, mostrando a importância do verde nos centros urbanos. Ilustração: Millie Harvey

-Allotment, jardim rural. Ilustração: Sophie Burdess

Cada cartão custa aproximadamente R$ 20,00
Empresa criadora: A Studio for Design, em Londres.
Video: http://www.postcarden.com/
Fonte: Revista pegn


Veja também: Rosa Multicolorida

segunda-feira, 1 de março de 2010

Origem do Pó-de-Mico



O que é?
São tricomas (semelhante a pelos) que cobrem as superfícies de grandes vagens das trepadeiras conhecidas, em geral, de Mucunã, e olho -de-boi e, mesmo, pó-de-mico.


Como Funciona?
Os tricomas agem na pele de forma mecânica, quanto mais se coça mais os tricomas afundam na superfície da pele causando mais irritação e intenso prurido (coceira). A estrutura do tricoma possui dentículos laterais que ajudam a prendê-lo na epiderme. Fonte: RIZZINI, C. T. ; MORS, W. B. Botânica econômica brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1995.

Cortar o efeito do pó-de-mico:

Se você foi vítima, tome banho (Água e Sabonete) e é usado em alguns casos anti-alérgico, mas o médico que deve orientar, certo? A auto-medicação pode agravar o quadro do paciente.
O efeito do pó-de-mico pode demorar a passar, às vezes, apenas um banho não resolve.

Casos:
-Ocorreu em Brasília reação alérgica em estudantes da 5 série do Centro de Ensino Fercal por uso de pó-de-mico. Data de publicação: 09/2009.

-Pó-de-mico provoca fechamento da escola E.E.B. Eloísa Prazeres na Praia João Rosa


Veja também: Ervas Medicinais